Comentários sobre filmes e séries de tv
 
Anjos e demônios

Anjos e demônios

meteorologia: e o calor continua
pecado da gula: pão francês na chapa
teor alcoolico: ainda nada
audio: aimée mann
video: lost s06e03

Anjos e demônios, direção Ron Howard 

Não li o livro que deu origem ao filme, nem pretendo. Uma dose de Dan Brown é mais que suficiente. Li Código Da Vinci (versão literária do assim chamado “cinema-pipoca”) e foi o bastante. Apesar de o livro ser estruturado como uma novela da Globo, com um gancho ao final de cada capítulo, a versão cinematográfica ficou chatérrima, um porre.
Já o segundo filme, supostamente uma continuação, é bem melhor (apesar de não precisar de muito para atingir esse objetivo). Digo supostamente, pois o livro é anterior ao Código Da Vinci. Mas os roteiristas optaram por situar a estória em período posterior aos eventos do primeiro filme, possivelmente para (tentar) explorar a indisposição da igreja em relação a Langdon.
Como thriller, o filme cumpre bem o papel a que se propõe. O ritmo acelerado imposto pela corrida contra o tempo a fim de salvar o dia gera tensão suficiente para prender o expectador à estória. O mesmo ritmo impede que os personagens se desenvolvam dramáticamente, todos sendo rasos como um pires. Tom Hanks (Langdon) “atua” com o piloto automático ligado e o talento de Stellan Skarsgård (Richter) e Armin Mueller-Stahl (cardeal Strauss) é totalmente subaproveitado e desperdiçado. Ayelet Zurer (Vittoria Vetra) está totalmente insipiente. Ao menos Audrey Tatou tinha presença em cena. Mas é Ewan McGregor (camerlengo McKenna) que detém as melhores falas do roteiro e cujo personagem tem algumas camadas a mais a ser desvendadas.
No mais, o filme é previsível, repleto de clichês e reviravoltas que qualquer cinéfilo percebe minutos antes de ocorrerem. Mas vale mesmo é pelos cenários e pelas ótimas locações. As belas paisagens de Roma e a reprodução de marcos arquitetônicos impedem que a trama seja apenas mais um “Indiana Jones” de segunda categoria.
É divertido. Mais nada.

Leave a Reply

Your email address will not be published.