Comentários sobre filmes e séries de tv
 
A fantástica fábrica de chocolate

A fantástica fábrica de chocolate

Willy Wonka & the Chocolate Factory (1971) – A fantástica fábrica de chocolate
roteiro: Roald Dahl
direção: Mel Stuart
3.5 out of 5 stars

Hold your breath, make a wish, count to three…

Impossível não comparar as duas versões desse filme.
Visualmente, a versão original perde de longe para a versão de Tim Burton, principalmente devido à inexistência de recursos em 1971 para reproduzir devidamente a fábrica de Willy Wonka como descrita no livro de Roald Dahl. Com toda a parafernália digital a seu dispor, Burton incluiu sequências de cair o queixo, desde a abertura do filme (mostrando a linha de montagem da fábrica) até o jardim comestível e os esquilos abridores de nozes. E sem esquecer os Oompa Loompas, todos personalizados pelo mesmo ator (Deep Roy).

willy wonka

Apesar da atuação impecável de Johnny Depp (genial como sempre), o Willy Wonka de Gene Wilder era muito mais agradável, menos egocêntrico e parecia “curtir” bem mais os produtos de sua fábrica. E ainda falando de atuações, o Charlie Bucket de Freddie Highmore dá de 10 a 0 no de Peter Ostrum da versão original, a atuação do garoto era bem ruinzinha.

Para os que, como eu, cresceram assistindo inúmeras vezes na Sessão da Tarde a versão de 1971, a fantástica fábrica de chocolate de que sempre irei lembrar será a primeira. A refilmagem tem seus méritos – entre eles, retratar melhor a exuberância visual da fábrica de Wonka – mas isso não basta para elevar o filme à categoria de clássico infantil, a ser lembrado e relembrado por toda uma geração de pimpolhos.

Dica para os fãs incondicionais do original: vale dar uma espiada na refilmagem de Tim Burton, mesmo que seja para continuar afirmando que o original é muuuuuito melhor.

http://www.youtube.com/watch?v=GNarV_3P4oM

Leave a Reply

Your email address will not be published.