Comentários sobre filmes e séries de tv
 
WarGames

WarGames

meteorologia: nublado
pecado da gula: stollen
teor alcoolico: nada ainda
audio: vortex cultural – agenda cultural #33
video: TBBT

WarGames (Jogos de guerra)
Direção: John Badham
Roteiro: Lawrence Lasker, Walter F. Parkes

Filme de ficção científica dos anos 80, é uma divertida aventura tecnológica na era pré-internet. Visto nos dias atuais, nem tão ficção, nem tão científica assim. Mas numa época em que computadores pessoais eram um sonho de consumo bastante longínquo, os eventos do filme estavam bem longe da realidade.

O filme aborda alguns temores bastante comuns na época: a guerra fria, o futuro da evolução tecnológica, o confronto homem x máquina. Sobre o último ponto, lembra um pouco Terminator, abordando o avanço da inteligência artificial, com computadores tomando decisões no lugar de pessoas. Além disso, mesmo que apenas en passant no início, abre uma discussão sobre ética – quando Lightman (Matthew Broderick 3 anos antes da fama em “Ferris Bueller’s day off“) invade o computador da escola onde estuda.

Inicialmente, parece um daqueles filmes sobre exército, com um enfoque político. Vinte minutos depois, torna-se um daqueles filmes de adolescentes americanos no colégio. E logo percebe-se como irá ocorrer a junção desses dois mundos, mas nada que desabone o filme.

Interessante também é reparar nas “relíquias” tecnológicas presentes: disquete de 5″¼’, telefone de disco, modem que se conecta ao fone do aparelho, impressora matricial.

Curioso notar que a “lição de moral” da estória é dada pelo computador – conclusão a que ele chega depois de testar todas as variáveis possíveis:

“Strange game.
The only winning move is not to play.”
(Joshua, the computer)

Leave a Reply

Your email address will not be published.