Comentários sobre filmes e séries de tv
 
Surrogates

Surrogates

Surrogates (2009) – Substitutos
roteiro: Michael Ferris, John D. Brancato
direção: Jonathan Mostow
1.5 out of 5 stars

2054. Grande parte da população usa os andróides substitutos da Virtual Self, que cumprem todos os afazeres do dia a dia e permitem que seus donos jamais tenham que sair de casa. Entretanto um terrorista tecnológico passa a assassinar os andróides, causando caos geral. Dois policiais são designados para cuidar do caso: Tom Greer (Bruce Willis) e sua parceira, agente Peters (Radha Mitchel).
(fonte: adorocinema.com)

surrogates

Baseado numa graphic novel de mesmo nome, é um sci-fi com uma premissa bastante interessante mas com um roteiro bem mais ou menos, o que é uma pena. Sem contar o fato de os andróides parecerem uma coleção de bonecas Barbie. Comecei a assistir na tv e estava tão chato que eu acabei dormindo. Vi depois que estava no catálogo do Netflix e resolvi terminar de assistir (só para ver se melhorava no final).

A história evoluiu de forma extremamente previsível, com vários elementos já vistos em tantos outros filmes. O problema nem é tanto ser algo já visto, mas o fato de ser utilizado da forma mais simplista possível, sem qualquer originalidade. Por exemplo, a parcela da população que não utiliza os andróides está segregada numa espécie de gueto; além disso, dentre esse grupo segregado, surge um “profeta” que incita uma revolução e defesa armada. A base de argumentos dos “rebeldes” é simplificada a ponto de se resumir a “acreditamos que o homem é um ser social que deve se relacionar sem intermediários”. É lógico que, como qualquer outra tecnologia, o uso dos andróides se torna motivo de discrimação entre quem tem e quem não tem dinheiro suficiente para possuir um. Mas certamente fica mais “bonito na foto” se os dissidentes falarem que sua motivação é filosófica ou moral, mas não financeira.

Enfim, daria para ser um bom sci-fi, mas é apenas um policial meia-boca, com poucas cenas de ação que valem a pena.

Leave a Reply

Your email address will not be published.