Comentários sobre filmes e séries de tv
 
Eastern Promises

Eastern Promises

Eastern Promises (2007) – Senhores do crime
roteiro: Steven Knight
direção: David Cronenberg
3.5 out of 5 stars
 
 
 
 

Mais uma parceria de Cronenberg e Viggo Mortensen que, à exemplo de A history of violence, deu certo. Tanto a direção de Cronenberg como a atuação de Mortensen estão impecáveis. Uma ótima explanação sobre como construir uma narrativa concisa e como estruturar um personagem exceptionalmente crível. É perceptível a evolução de ambos, em comparação ao anterior.

eastern-promises

Assim como A history of violence, o filme se inicia com cenas fortes, perturbadoras. Mal tendo tempo se ajeitar na poltrono, o espectador assiste a um acerto de contas bem sangrento em uma barbearia e a um parto – igualmente trágico – de uma adolescente que morre ao dar à luz. As duas sequências dão início às duas linhas narrativas da trama: uma vendetta familiar envolvendo a máfia russa de Londres e o destino de uma jovem imigrante sob a proteção de um clã, cuja trajetória será revelada aos poucos através da tradução de seu diário.

A crueza e a violência não são gratuitas. A direção segura de Cronenberg não deixa que descambe para a banalidade. Apesar de o espectador saber desde o início que a trama envolve a versão russa da Cosa Nostra ou da Yakuza, a Vory v Zakone, fica difícil categorizar o filme. Não dá para defini-lo como um filme de máfia, policial ou drama. Os detalhes da estória e do caráter de cada personagem são revelados aos poucos, causando certa inquietação enquanto assistimos. Não há como prever o que virá a seguir.

O estranhamento causado pelos temas escolhidos para seus filmes está presente, não tão explícito, mas mesmo assim inconfundível. Percebe-se, pelas gargantas cortadas, pelos dedos decepados, pelas peles tatuadas, a obsessão orgânica do diretor, tão evidente em Dead Ringers, de 1988. **Gêmeos – Mórbida Semelhança (1988)** Mas aqui está contrabalanceada por outras questões não menos vigorosas. Destaque para a solidão sistematicas dos personagens principais: o filho psicopata marginalizado (Vincent Cassel), a parteira em busca de respostas (Naomi Watts), o motorista enigmático (Viggo Mortensen), a jovem prostituta sem esperanças (Sarah-Jeanne Labrosse).

Mortensen mais uma vez se transforma. A interpretação concisa e contida é hipnótica. Nitidamente dedicado à mesma técnica de caracterização que De Niro, Brando e Al Pacino, veste o personagem como se fosse uma segunda pele. “O diabo está nos detalhes”. As tatuagens, o sotaque, os maneirismos parecem pertencer a ele, não ao personagem.

Untitled David Cronenberg Film

Armin Mueller-Stahl, Naomi Watts e Vincent Cassel também estão muito bem em seus papéis. O personagem de Mueller-Stahl, Semyon, chega a lembrar um pouco Don Corleone. Como se não bastasse, a trama é envolvente, a fotografia é primorosa – vide a nítida diferença entre os ambientes da Vory e de Anna. E a trilha sonora – sensatamente silenciada em alguns momentos – é bastante competente.

Além disso tudo, há umas das melhores cenas de luta da estória do cinema. Não necessariamente a melhor, mas com certeza uma das mais memoráveis:

Leave a Reply

Your email address will not be published.