Comentários sobre filmes e séries de tv
 
Les Triplettes de Belleville

Les Triplettes de Belleville

Les Triplettes de Belleville (2003) – As bicicletas de Belleville
roteiro e direção: Sylvain Chomet
4.5 out of 5 stars

Ao menos para mim, essa animação em 2D transformou-se em objeto de (quase) adoração, mesmo não sendo um blockbuster ao estilo de Up ou Wall-E. Não há dúvida de que é um cult movie. Um daqueles filmes que apenas alguns nichos de espectadores conhecem e, conhecendo, tornam-se fãs incondicionais. Não é apenas pelo traço expressionista, quase caricatural, exagerando características dos personagens (veja-se a musculatura dos ciclistas) nem pelo fato da quase inexistência de diálogos (acho que apenas 3 ou 4 falas durante todo o filme). É principalmente pela capacidade do diretor de contar uma estória simples, com uma trama pouco definida mas bastante inteligente, de maneira arrebatadora, com um visual de tirar o fôlego.

les-triplettes-de-belleville

O filme conta a jornada de uma avó portuguesa (madame Souza), acompanhada do fiel cachorro Bruno, à procura de seu neto (Champion) desaparecido durante o Tour de France. O mote é singelo, porém é necessário observar que esta não é uma animação para crianças. A crueza de algumas cenas certamente não deve ser vista por olhos infantis. Apesar das cores melancólicas utilizadas, o diretor consegue criar um universo original e bastante divertido em vários momentos. Aos conhecedores do Tour, algumas gags visuais envolvendo o público que assiste à prova são simplesmente impagáveis.

Claramente bebendo na fonte do cinema mudo, conjuga com perfeição a movimentação em cena com a música, praticamente fazendo-nos esquecer da ausência de diálogos. Some-se a isso o subtexto dos eventos. A quase todo momento, há alguma referência crítica ao consumismo, principalmente à ânsia consumista norte-americana. A cidade de Belleville é como New York, mas sua Estátua da Liberdade é gorda e segura um sorvete ao invés da tocha e um hamburguer na outra mão. Esse humor negro e bastante afiado permeia toda a estória. Nada de humor pastelão. As piadas são refinadas e habilmente conduzidas. Humor adulto de qualidade, muita qualidade.

Inesquecível.Vale a pena ver e rever várias vezes.

https://www.youtube.com/watch?v=g87jqZt3FGM

Leave a Reply

Your email address will not be published.