#17 – The fall

The fall (2013)
s02e01 – These troublesome disguises
BBC
★★★★★★★★★★ (8/10)

The Fall acompanha a Detetive Superintendente Stella Gibson (Gillian Anderson). Ela é trazida para auxiliar a Polícia Metropolitana de Londres, quando um assassinato em Belfast torna-se arquivo morto. O caso é sobre um assassino que gosta de atacar jovens mulheres profissinais da cidade, e Gibson corre contra o tempo com seu novo time, para conseguir encontrar o responsável pelas mortes antes que ele ataque novamente.
(fonte: adorocinema.com)

** SPOILERS À FRENTE **

A primeira temporada terminou em suspenso. O assassino deixou Gibson “no vácuo” e saiu da cidade. Mas mesmo para aqueles que detestam finais em aberto, foi um bom desfecho, bem à altura do restante da série. Faz lembrar The killing, cuja primeira temporada também terminou sem a resolução do crime.

Definitivamente não é uma série indicada para os que curtem apenas o estilo Criminal Minds ou C.S.I. de trama policial, com suas reviravoltas a cada 10 ou 15 minutos de roteiro – a propósito, gosto bastante de Criminal Minds. A narrativa é morosa, mas nem por isso menos interessante. O fato de o roteiro acompanhar em paralelo tanto o assassino quanto a polícia compensa a (quase) ausência de plot twists. E tanto Gillian Anderson quanto Jamie Dornan dão conta do recado, com boas performances.