Comentários sobre filmes e séries de tv
 
#31 – Die Fälscher

#31 – Die Fälscher

Die Fälscher (2006) – Os falsários
roteiro e direção: Stefan Ruzowitzky
3.5 out of 5 stars

1944. Após ser preso e levado a um campo de concentração, Salomon Sorowitsch (Karl Markovics) concorda em ajudar os nazistas em uma operação de falsificação criada para financiar os esforços de guerra. Neste processo mais de 130 milhões de libras esterlinas foram impressas. Como o Reich sabia que o fim da guerra estava próximo, ordenou que fossem impressas notas na moeda dos inimigos da Alemanha. A intenção era que esta atitude minasse a economia dos países e, ao mesmo tempo, ajudasse os cofres alemães. Tratava-se da Operação Bernhard, que contou com a participação de prisioneiros de diversos campos de concentração.
(fonte: adorocinema.com)

Apesar do começo um pouco arrastado, que quase me fez desistir de continuar, o filme toma ritmo quando se inicia o flashback do protagonista.

Enfoca uma das muitas facetas da guerra. Como em tantos outros filmes, prisioneiros judeus com habilidades “especiais” eram poupados a fim de servirem ao sistema. É interessante observar o embate entre o idealismo de Burger (August Diehl) – que queria sabotar o plano da SS – e o desejo de sobrevivência dos demais.

_the_counterfeiters

Leave a Reply

Your email address will not be published.