#32 – Birdman

Birdman (2014)
roteiro: Alejandro González Iñárritu, Nicolás Giacobone
direção: Alejandro González Iñárritu
4 out of 5 stars

No passado, Riggan Thomson (Michael Keaton) fez muito sucesso interpretando o Birdman, um super-herói que se tornou um ícone cultural. Entretanto, desde que se recusou a estrelar o quarto filme com o personagem sua carreira começou a decair. Em busca da fama perdida e também do reconhecimento como ator, ele decide dirigir, roteirizar e estrelar a adaptação de um texto consagrado para a Broadway. Entretanto, em meio aos ensaios com o elenco formado por Mike Shiner (Edward Norton), Lesley (Naomi Watts) e Laura (Andrea Riseborough), Riggan precisa lidar com seu agente Brandon (Zach Galifianakis) e ainda uma estranha voz que insiste em permanecer em sua mente.

Até o momento, é o filme de Iñarritu de que menos gostei, mas nem por isso merece “nota baixa”. Talvez, ao assistir novamente, eu apreenda mais elementos do filme que me façam considerá-lo tão bom e tão marcante quando os anteriores – Biutiful foi um soco no estômago.

A ótima trilha sonora de bateria – palmas para Antonio Sanchez – combina perfeitamente com o roteiro que alterna drama e comédia na justa medida, com tiradas sarcásticas muito bem estruturadas.

Não gosto de Michael Keaton como ator – ter feito aquele Batman medonho também não colaborou – mas devo admitir que sua performance está excelente. Edward Norton e Naomi Watts dispensam elogios.

birdman

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *