Comentários sobre filmes e séries de tv
 
Abismo do medo

Abismo do medo

meteorologia: tempinho feio… e a chuva não dá trégua
pecado da gula: várias tuiles de laranja e de pistache… ai que delícia!!!
teor alcoolico: até agora, 2 Stella Artois
audio: cd novo da Ana Carolina, “Dois quartos”
video: “Pulse”, Pink Floyd

Abismo do medo (The descent), direção Neil Marshall
Claustrofóbico. Sufocante e claustrofóbico ao extremo.
A sensação de confinamento chega a dar vontade de apertar o Pause e ir até a janela respirar um pouco antes de continuar a assistir.

Numa dessas ondas de lançamentos de filmes com temas semelhantes, no caso terror em cavernas habitadas por estranhas criaturas, este no meu entender é o melhor da fornada.
Diferente dos demais (a saber, A Caverna e A Caverna do Medo), o elenco é quase exclusivamente feminino, uma vez que a única presença masculina é “descartada” logo no início.
O elenco, em parte desconhecido
(eu mesma custei a lembrar que tinha visto Nora-Jane Noone em The Magdalene Sisters) não prejudica em nada, ao contrário, a atuação das moças é responsável por boa parte da minha admiração pelo filme.
A ausência de um representante masculino, de um herói que se responsabilize pelo salvamento das mocinhas indefesas, não se faz sentir em momento algum. Mesmo personagens que pareciam inicialmente mais frágeis, demonstram sua força e determinação no transcorrer da estória.
Excelente também a (i)mobilidade da câmera, intensificando a sensação sufocante de saber-se preso numa caverna cuja única saída conhecida está obstruída. Para os que sofrem de fobia de locais pequenos e/ou fechados, assistir até o fim deve provocar mais do que um leve desconforto.
Enfim, vale conferir. Apesar da temática absurda é um ótimo filme do gênero. Para os cinéfilos, para os fãs de suspense, de terror, até para os fãs de gore movies, é uma ótima pedida.
Mais uma observação, contrariamente ao que costuma ocorrer, achei o cartaz brasileiro muito melhor que o original.

Leave a Reply

Your email address will not be published.