Comentários sobre filmes e séries de tv
 
Incendies

Incendies

meteorologia: finalmente sol, mas kd o calor?
pecado da gula: misto quente
teor alcoolico: 2 smirnoff ice
audio: alternativando #153
video: damages

Incendies
Direção e roteiro Denis Villeuneuve

Não sabia da existência desse filme até ouvir o MasmorraCast #35, sobre os melhores filmes de 2011, comentados pela equipe do @Masmorra_Cast. Admito que a curiosidade em assistir foi mais pelo fato de o filme ser falado em francês (ao menos boa parte dele) do que pelo que foi comentado sobre ele no podcast. De qualquer modo, a indicação foi extremamente válida.

Assisti-o semana passada e, ao término, quase sem fôlego e sem palavras, fiz no getGlue um comentário curtíssimo, mas que resumia bem a minha experiência com o filme: “Intenso. Inesperado. Muito acima da expectativa.”

Depois, ao pesquisar sobre o filme, descobri que tinha sido premiado em vários festivais de cinema e também indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro. Prêmios e indicação mais do que merecidos.

Nawal Marwan é uma imigrante libanesa no Canadá que, ao falecer, deixa aos filhos – um casal de gêmeos, Jeanne e Simon – instruções bem específicas sobre como quer ser enterrada e o que deve ser feito com duas cartas anexas ao testamento. Uma delas deve ser entregue ao pai deles (que julgavam morto) e a outra ao irmão (que nem sabiam da existência).

Confesso que, no início da estória, fiquei com a impressão de que seria apenas um filme “de busca”, uma jornada a fim de conhecer e reencontrar o passado da mãe falecida. Um passeio pela paisagem do Líbano. Lêdo engano. A narrativa é instigante de um modo difícil de descrever. Mas quem assistir (ou já assistiu) vai entender a que estou me referindo. A força das imagens é quase opressiva em alguns momentos. E mesmo a ocorrência de algumas coincidências um pouco forçadas não consegue deixar a trama menos interessante.

“L’enfance est un couteau planté dans la gorge, on ne le retire pas facilement.”
(frase do testamento de Nawal Marwan)

Para quem se interessou, resenha aqui (link temporário – em breve, no site do CineMasmorra).

Leave a Reply

Your email address will not be published.