Comentários sobre filmes e séries de tv
 
Sophie’s choice

Sophie’s choice

meteorologia: que verão é esse?
pecado da gula: pão na chapa com manteiga
teor alcoolico: nada ainda
audio: beatles
video: criminal minds

Sophie’s choice (A escolha de Sofia)
Roteiro e direção de Alan J.Pakula

É curioso como alguns filmes ficam marcados na memória. Mais curioso ainda é que nem sempre a cena mais marcante é que fica guardada. Para mim, este filme é um exemplo clássico disso.

Assisti-o pela primeira vez quando ainda estava no colégio. Acho que o revi duas ou três vezes (incluindo esta última, no sábado). E, mesmo lembrando qual era o cerne da trama, o que eu me recordava do filme não era nenhuma das cenas-chave do roteiro. Não era a cena em que finalmente o espectador descobre qual foi a escolha de Sophie. Eu, na verdade, não me recordava de nenhuma cena especificamente, mas era vívido na minha memória o cenário em que se passa boa parte do filme, a casa de Yetta, onde moram Sophie, Nathan e Stingo. Aquela casa em estilo vitoriano pintada de cor-de-rosa de cima a baixo é simplesmente inesquecível.

Mesmo já sabendo o “segredo” da trama, o filme não perde sua força. Como eu não me recordava nem das circuntâncias em que Sofia conta a Stingo sua estória, nem da cena em que essa revelação é feita, foi quase como assistir ao filme pela primeira vez. Como não pretendo dar spoilers, segue um resumo bem enxuto: Stingo (Peter MacNicol em seu 2o. filme) é um escritor principiante, que se muda para um quarto na casa de Yetta. Ali, também mora o casal Sophie (Meryl Streep) e Nathan (Kevin Kline). Os três tornam-se amigos e, aos poucos, Sophia vai contando a Stingo sua estória e o que se passou em Auschwitz.

Outro detalhe que recordava muito bem era a atuação de Meryl Streep que, merecidamente, ganhou o Oscar de melhor atriz por esse papel. É impressionante o modo como mergulhou na personagem, a ponto de aprender a falar alemão, polonês e inglês com sotaque polonês.

Enfim, é um filme que vale ser visto – ou revisto.

Leave a Reply

Your email address will not be published.