Comentários sobre filmes e séries de tv
 
Jack Ryan: Shadow Recruit

Jack Ryan: Shadow Recruit

Jack Ryan: Shadow Recruit (2014) – Operação Sombra
roteiro: Adam Cozad, David Koepp
direção: Kenneth Branagh
2.5 out of 5 stars

(resenha publicada originalmente no Vórtex Cultural, em 03/06/2014)

O personagem, Jack Ryan, criado pelo autor Tom Clancy, já esteve nas telas de cinema interpretado por vários atores: Alec Baldwin – em The Hunt for Red October; Harrison Ford – em Patriot Games e Clear and Present Danger; e Ben Affleck – em The Sum of All Fears. Em todos, o intérprete sempre teve mais peso que o próprio personagem. Motivo suficiente para, que desta vez, o nome esteja no título (assim como estão Bourne e 007).

Jack Ryan: Shadow Recruit

Diferente dos demais, a trama não é adaptação de uma das obras de Clancy. Em parte prequel, em parte reboot, Koepp ambienta a história do jovem Ryan (Chris Pine) em tempos mais modernos, após os eventos do 11 de setembro – originalmente, o personagem nasceu nos anos 50. O espectador fica sabendo como Ryan conheceu sua esposa Cathy (Keira Knightley) e como foi o acidente que detonou sua coluna e o deixou com a eterna dor nas costas. Após dar baixa do Exército, Ryan é abordado por Thomas Harper (Kevin Costner) que lhe faz a proposta de ajudar seu país de outra forma: ingressando na CIA como um analista. E, como nos demais filmes, rapidamente ele deixa de ser apenas um analista e passa a atuar como um agente de campo, depois de descobrir os planos de Viktor Cherevin (Kenneth Branagh) para desestabilizar a economia dos EUA.

Difícil não comparar esse Jack Ryan repaginado com Jason Bourne, principalmente nas poucas (e boas) cenas de luta – a do banheiro é de prender o fôlego – ou sequências de suspense. Não é demérito, uma vez que a fórmula usada nos filmes de Bourne funcionou bem a favor do personagem. Contudo, exceto por esses trechos mais tensos, a trama é bastante linear e poderia se enriquecer muito com subtramas que gerassem algumas reviravoltas a mais na história. Reviravoltas sim, mas não cenas tão aceleradas que são desse modo apenas para encobrir imperfeições e falhas de roteiro que seriam percebidas mais facilmente se o espectador pudesse parar para refletir um pouco.

jack ryan

Bem, e já que o personagem parece com Bourne, é justo que o ator tenha um porte físico semelhante e consiga convencer o público de sua capacidade de partir para o confronto físico quando necessário, mesmo que não seja a coisa mais agradável do mundo. E Pine é bastante competente nesse quesito. Knightley está ali basicamente como enfeite, apesar de um outro momento de comicidade causado pela sua ignorância a respeito do emprego real de seu marido. Branagh, que também dirige, dá credibilidade a seu vilão, inclusive disfarçando bem a dublagem de suas falas em russo.

Enfim, um reboot de personagem que talvez se afirme melhor nos possíveis próximos filmes. Um filme de ação divertido e nada mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published.